Non scholæ sed vitæ discimus

domingo, 20 de outubro de 2019


DO CHARCO AO PLANALTO, POIS É SUFICIENTE A VERDADE. É BASTANTE O FATO.



É deveras degradante o que hodiernamente vem acontecendo nas “pesquisas” da genealogia cearense.

Uns e outros à procura da fama e da pecúnia! 

Avista-se mercantilismo e reserva de mercado das fontes primárias. Enfim, tutti-quanti em detrimento da sincera e desvelada pesquisa por amor as coisas da nossa terra, aos nossos avoengos, aos nossos usos e costumes e ao escrutínio dos detalhes do nosso passado.

É formidável a quantidade de pessoas que de um dia para o outro passa da indiferença religiosa, do ateísmo convicto e espontâneo, até do paganismo, para uma religiosidade apaixonada, radical e observante...  De profundis!

Adquirem num passo de mágica uma espiritualidade de fazer inveja ao mais austero monge cartuxo e a nata dos mekubalim, fazendo o próprio Rabino Shimon bar Yochai um neófito no tema!

E tudo isso acontece da noite para o dia pela simples possibilidade de possuírem sangue sefardita, mesmo sendo apenas um nanolitro.

Já tivemos o desprazer de observar em várias ocasiões estes elementos pagando grande e abobosado mico às paredes do museu judaico em Belmonte Portugal, ao balbuciarem palavras ininteligíveis como se estivessem fazendo uma oração em hebraico fluente!

Ignoram que muitas das denunciações ao Santo Ofício foram movidas unicamente por inveja, despeita, rixas, dinheiro, posses e demais motivos inconfessáveis.

Olvidam-se, quer por ignorância invencível ou por pura conveniência, que a Ibéria foi ocupada durante oitocentos anos por mouros...E ninguém reclama esta origem.

O que dizer então do nosso componente silvícola!

Poucos aqueles a postularem a etnia dos robustos e corajosos de língua travada ou mesmo os mais formosos dos primos da nossa Iracema lábios de mel. 

Quase nenhum a reivindicar e pesquisar as origens das tribos Tarariús, Carirís e Tupis.

Porventura onde os descendentes Gitanos?!  E para o Ceará vieram muitos, e vieram à saciedade.

A 22 de Julho de 1760, informado das agitações que grassavam em toda a região, o governo português expede ao de Pernambuco uma ordem régia para que os vadios e bandidos se juntassem em povoados com mais de cinquenta fogos, e dessa determinação florescem as vilas de Sobral, Quixeramobim, S. Bernardo das Russas e S. João do Príncipe, Não faltavam facínoras e vagabundos. Era o sangue cigano, que se confundira com o luso-ameríndio e com o afro-português, e naquela caldeira tudo fervia.

Outros “pesquisadores” cospem nos nossos antigos levitas que no lombo de animais cavalgaram centenas de quilômetros sob a implacabilidade de um disco de bronze calcinante sem empatia por vivos e/ou mortos, entre onças e serpentes fins conduzirem os sacramentos de batismo e matrimônio, ato contínuo registrando-os, ad perpetuam rei memoriam.
  
Bravos... Destemidos foram os nossos Sacerdotes, e não usavam anel de tucum! Deo gratias!

Assim é que a falsídia jamais deveria desprezar a possibilidade, o razoável, a equitativa e a plausível base realista dos fatos. Não se confunda autenticidade com advocacia barata.

Há quem opinou que os arquivos da escravatura fossem queimados, como se a história não conservasse fora das fronteiras a dolorosa memória desse crime. Também não há de faltar tolos para querer ordenar que se apague a verdade do nosso caldeamento genético.

O Ceará foi o Estado brasileiro que mais produziu crônicas; Onde sua história foi mais bem destrinchada, pelo simples fato de quase nada acontecer naqueles languidos sertões.

Assim, a menor anomalia do cotidiano era narrada com riquezas de detalhes por beletristas e gênios da pena como Gustavo Barroso, Guilherme Studart;  João Brígido; Joakim Katunda; Rodolfo Teófilo; Joaryvar Lobo; Nertan Macedo; Tomás Pompeu de Souza Brasil; Fernando Araújo Farias; Padres Neri Feitosa, Azarias Sobreira Lobo, etc...

Como bem pontuou o mestre Silvio Júlio, ao Ceará faltou a posição que o tornasse como outrora a Caldéia, hotel de caravanas e depósito de mercadorias em trânsito. O insulamento e a pobreza, eis os dois esteios capitais daquilo a que chamaremos, na ausência de melhor expressão, civilização do Ceará.

A pobreza não arrastou para lá multidões de investidores, ao contrário, aniquilou no martírio os corajosos que ousaram penetrar-lhe o interior. O insulamento, oriundo da miséria e da má colocação, consentiu que não variasse muito a sociedade que nele assiste.

Acreditamos que o prejuízo econômico que isto representa está compensado pela aquisição de forças morais, que fazem do cearense, no Brasil, o exemplar mais determinado e mais granítico! 

O cearense em relação aos homens das zonas exuberantes é o persa, que sujeita o medo, para depois estender-se pelo mundo como hábil triunfador.

Não existe vilarejo ou cidadezinha do Brasil sem um filho do Ceará, comumente progressista, inventivo, esperto! Chega paupérrimo e sozinho, porém melhora sempre e invariavelmente  sujeita de ene maneiras o meio.

Sofre penúria resignado, confiante na vitória futura, até implantar-se num ramo de atividade e ai sempre a salientar-se.

É que misturou a sagacidade fenícia a implacabilidade assíria aos dotes intelectuais dos judeus e gregos. 

Sim, o cearense nunca se mostra precipitado e inábil, não perdoa o inimigo no combate-caçada de que é teatro a caatinga apavorante e na inteligência com que usa a sóbria agilidade das raças que vivem a defender-se.

Nas indústrias, nas ciências, nas artes, onde, entre nós, não citamos casos de tenacidade, que provam ser o Ceará escola e fonte de estoicismo.

Assim é que disponibilizaremos de forma INÉDITA, PIONEIRA e DEMOCRÁTICA, tanto para os autênticos pesquisadores, como para os calouros, malgrado nosso, também para os desonestos intelectuais, aventureiros, preguiçosos e picaretas da genealogia os 167 (Cento e sessenta e sete) livros dos assentos eclesiásticos mais antigos e dos mais importantes do Ceará que demoram na Diocese do Iguatú (Contidos os livros do Icó, Lavras da Mangabeira, São Mateus-Jucás, Iguatú, Arneiroz, Pedra Branca, Solonópole-Cachoeira do Riacho do Sangue, Jaguaretama-Riacho do Sangue; Maria Pereira-Mombaça, etc.), até então inacessíveis a uma boa parcela dos autênticos pesquisadores que residem tanto no Ceará como no mais distante ponto do planeta.  

Todos deslindados por conta da nossa exclusiva iniciativa, expensas e esforço de persuasão junto à S. Exa. Revma. o então Bispo da Cidade de Iguatú–CE. Frei Dom João José da Costa, O. Carm., o qual nos concedeu anuência para recuperar e digitalizar o acervo, pois jazia em ultra péssimo estado de conservação. Ato contínuo estipendiamos 03 (três) equipes distintas, sendo uma para limpar, outra para organizar e outra para digitalizar todo o acervo com scanner de alta resolução importado dos U.S.A., tudo às nossas inteiras custas.

Comumente neste mesmo espaço disponibilizamos os livros dos assentos mais antigos da Diocese do Quixadá [Quixeramobim  séculos XVIII e XIX que circunscrevia parte ou a integralidade dos atuais Municípios de Banabuiú (Distrito da Barra do Sitiá), Quixadá, Boa Viagem; Itatira; Ibaretama; Itapiúna; Madalena; Pedra Branca inclusive várias desobrigas em Maria Pereira-Mombaça], etc.

Infelizmente esta digitalização não possui a mesma qualidade do trabalho que foi realizado na Diocese do Iguatú, pois fotografado com câmera digital manual há mais de quinze anos. 

Nossa resolução em distribuir urbi et orbi os retro mencionados assentos se estriba no fato dos mesmos estarem sendo prostituídos há anos e comercializados por picaretas, além de usados como escambo por incontáveis rufiões da nossa história-genealogia.

Pasmem os senhores que há inclusive crápulas que ainda conseguem citar a fonte deste nosso trabalho solitário como se fosse lavra do IPHAN (sic)!! 

Hélas!

Eis aqui uma obra feita em prol da genealogia cearense, destituído de interesses, lucros e/ou promoção pessoal.

Em nosso humilde e desprestigiadíssimo bloguinho não se comercializa nada. Aqui não fazemos apologia à coisa alguma.

Nunca fomos patrocinados, tampouco hoje possuímos patrocinadores, nunca recebemos auxílio de ONG’s ou de qualquer entidade governamental! O poder público cearense sempre negligenciou o tema, principalmente no auge dos desmandos da “Pátria Educadora”, quando invariavelmente fomos hostilizados.

Tampouco montamos árvores genealógicas ou fazemos dossiês para pleito da cidadania portuguesa ou de outro qualquer País; Não seguimos rigores acadêmicos; Não fazemos propaganda e não vendemos coisa alguma, inclusive livros ou similares, pois não dispomos de tempo, razão dos grandes espaçamentos temporais das postagens neste improvisado blog.  

Nosso objetivo é o resgate dos documentos que o tempo levou e quis levar; a preservação dos nossos valores culturais, nossa família, nossa pátria, nossa gente.

Aqui distribuímos informações GRATUITAS, inéditas, de qualidade, com comprovação em fontes primárias, produto do nosso exclusivo e dispendioso trabalho.  

Aqui S.Sas. encontrarão uma autêntica e desinteressada contribuição à genealogia cearense, não o vozeirado fajuto de embusteiros que blateram conhecer a origem deste ou daquele pater familias mas não “querem” revelar nem compartilhar as informações fazendo cortina de fumaça com invencionices pretextadas de improviso. 

Muitos destes “genealogistas”, melhor PLAGIADORES, incorrem exatamente naquilo que pretendem denunciar. Laçam a "isca" para incautos dizendo que conhecem os ancestrais desse e daquele mas não irá revelar...

Não revelam, pois não sabem. Este o modus operandi dos rufiões. 

O objetivo desta postagem é muito claro. Obsequiar o acesso aos pesquisadores das fontes primárias inéditas para que cada um possa realizar sua pesquisa, além de EXPROBAR o mercantilismo com os assentos eclesiásticos e demais fontes primárias, a reserva de mercado para fins pecuniários e/ou auto promoção.

O mercantilismo de alguns "pesquisadores" inescrupulosos, araques da genealogia, que usam dos assentos da Igreja Católica Apostólica Romana  como um meio de fazer dinheiro realizando dossiês para fins de cidadania estrangeira, além de comercializarem e/ou fazerem escambo das fontes primárias. Pura e incontroversa reserva de mercado. Tudo isso para detenção do monopólio, e evitarem a concorrência nesse comércio imundo.  

Acreditamos que alguém possa amar o Ceará como nós, todavia sequer um micrometro a mais.   

Portanto, às favas a reserva de mercado das fontes primárias e o monopólio da documentação da nossa história e genealogia!

Enquanto nós recuperamos à duras penas as fontes primárias, finórios compulsivos levam-nas para além-mar. Material de capital importância imprescindível para recompormos o povoamento e as correntes migratórias do Ceará no século XVIII e começo do Séc. XIX. 

Exemplo desta nossa assertiva foi o “sumiço” dos livros de assentos de Lavras da Mangabeira do início do Séc. XIX.

E, para perplexidade de muitos, o bandido ainda recebe loas, comendas e medalhas de um povo agachado, subalterno e subserviente.   

Agradecimentos necessários devemos à S. Exa. Revma. Frei Dom João José da Costa, O. Carm, comumente aos Revdmos. Padres Márcio Basílio Soares e Francisco Roserlândio de Souza, e ao amigo Profº George Ney Almeida Moreira, MSc., brilhante matemático e empenhado genealogista que arregimentou toda a mão de obra para tornar parte deste projeto possível.

Dedicamos esta postagem as sempiternas memórias do Major Antonio Vieira Capote, verdadeiro benfeitor da –cearensidade-, ao denodado pesquisador Joaryvar Lobo de Macedo e ao nosso grande amigo, e incentivador que próximo ano, se Deus quiser, comemorará 70 (setenta) anos de digno sacerdócio, bem entendido, SACERDÓCIO, sendo mui provavelmente o Padre em atividade mais antigo neste planeta. 


O maior historiador vivo do Ceará, o magister inter pares...


O Revdmo Pe. Neri Feitosa.


Cum magna laude Pe. Neri!

D-I-S-C-L-A-I-M-E-R 

FINDOS MAIS DE 9.500 (NOVE MIL E QUINHENTOS) COMPARTILHAMENTOS DESDE OUTUBRO/2019 DESTE VASTÍSSIMO E VALIOSO  MATERIAL OBTIDO À NOSSA EXCLUSIVA EXPENSA É QUE RESOLVEMOS A PARTIR DE HOJE 28/05/2021 NÃO MAIS DISTRIBUÍ-LO. PORQUANTO, A CHOLDRA QUE GRAVITA NO ORBE CIBERNÉTICO INSISTE EM FAZER DESTA NOSSA BENFAZEJA OBRA A GENEALOGIA MERCANTILISTA QUE TANTO EXPROBAMOS. 







DIOCESE DO IGUATÚ:

   L0001-a                                  Icó                                                    Batizado                                                         Bat. 1752-1788   
L0001
Icó
Óbito/Matrimônio
Óbt. 1762-82/Mat. 1777-80

Algumas folhas com orifícios
L0002
Icó
Batizado
Bat. 1780-1782

Poucas folhas com tinta clara
L0003
Icó
Óbito
Óbt. 1768-1777

Últimas folhas com orifícios
L0004
Icó
Batizado
Bat. 1763-1783

Algumas folhas com tinta clara
L0005
Icó
Óbito
Óbt. 1800-1812

Folhas com tinta clara
L0006
Icó
Batizado
Bat. 1754-1837

Algumas folhas rasgadas e quebradiças
L0007
Icó
Batizado
Bat. 1865-1866

Páginas com tinta clara
L0008
Icó
Batizado
Bat.1868-1879

Páginas com tinta clara
L0009
Icó
Óbito
Óbt. 1870-1873

Últimas páginas danificadas
L0010
Icó
Batizado
Bat. 1823-1825

Todas as páginas relativamente em bom estado
L0011
Icó
Óbito
Óbt. 1873-1876

Páginas com tinta clara e capa de traz danificada
L0012
Icó
Batizado/Óbito
Bat/Óbt. 1828-1841

Pela péssima condição do livro, não foi possível digitalizá-lo completamente
L0013
Icó
Batizado
Bat. 1870-1872

Poucas folhas danificadas
L0014
Icó
Batizado
Bat. 1959-1963

Várias folhas remendadas com fita adesiva
L0015
Icó
Batizado
Bat. 1825-1831

Páginas em bom estado
L0016
Icó
Batizado/Matrimônio/Óbito
Bat./Mat./Óbt. 1701-1799

Várias folhas danificadas e com tinta clara
L0017
Icó
Batizado
Bat. 1753-1778

Páginas com tinta clara e perfurações
L0018
Icó
Matrimônio/Batizado
Mat/Bat. 1751-1785

Algumas folhas com tinta clara e outras danificadas
L0019
Icó
Óbito
Óbt. 1777-1800

Livro em bom estado
L0020
Icó
Batizado
Bat. 1805-1810/

Algumas páginas com tinta clara e as últimas manchadas
L0021
Icó
Batizado/Matrimônio
Bat. 1765-1778/Mat. 1763-1765

Algumas folhas com tinta clara e outras danificadas
L0022
Icó
Batizado
Bat. 1810-1818

Páginas escuras e danificadas
L0023
Icó
Batizado
Bat. 1786-1796

Primeiras páginas danificadas
L0024
Icó
Batizado
Bat. 1873-1875

Páginas com tinta clara
L0025
Icó
Batizado/Matrimônio
Bat. 1742-1786/Mat. 1790-1800

Páginas com tinta clara e  outras com ação de traças
L0026
Icó
Batizado
Bat. 1785-1804

Algumas folhas com tinta clara e outras manchadas pela água
L0027
Icó
Matrimônio
Mat. 1801-1819

Livro em bom estado
L0028
Icó
Batizado
Bat. 1872-1873

Primeiras páginas remendadas com fita adesiva e algumas com tinta clara
L0029
Icó
Batizado
Bat. 1818-1825

Algumas folhas danificadas e outras com tinta clara
L0030
Icó
Batizado
Bat. 1836-1842

Algumas folhas escurecidas
L0031
Icó
Batizado
Bat. 1843-1844

Várias folhas escurecidas e outras danificadas
L0032
Icó
Matrimônio
Mat. 1820-1840

Algumas folhas perfuradas e outras escurecidas
L0033
Icó
Óbito
Óbt. 1865-1870

Páginas com tinta clara
L0034
Icó
Batismo
Bat. 1866-1868

Algumas páginas com tinta clara
L0035
Icó
Batismo
Bat.1875-1876

Primeiras páginas danificadas e algumas com tinta clara
L0036
Icó
Óbito
Óbt. 1841-1855

Algumas páginas perfuradas e outras com tinta clara
L0037
Icó
Batismo
Bat. 1831-1836

Algumas páginas danificadas, outras com tinta clara e várias coladas com fita adesiva
L0038
Icó
Batismo
Bat. 1862-1865

Algumas páginas remendadas com fita adesiva e poucas com tinta clara
L0039
Icó
Óbito
Óbt.1855-1865

Poucas páginas com tinta clara
L0040
Icó
Óbito
Óbt. 1867

Várias páginas com tinta clara
L0041
Icó
Batismo
Bat. 1858-1862

Últimas folhas coladas para baixo e outras danificadas
L0042
Icó
Batismo
Bat. 1854-1858

Primeiras páginas claras de difícil leitura e outras danificadas
L0043
Icó
Batismo
Bat.1880-1882

Páginas soltas
L0044
Icó
Batismo
Bat.1866-1889

Livro em bom estado
L0045
Icó
Batismo
Bat. 1850-1854

Várias páginas remendadas com fita adesiva
L0046
Icó
Matrimônio
Mat. 1840-1857

Poucas páginas danificadas e algumas com tinta clara
L0047
Icó
Matrimônio
Mat. 1857-1873

Algumas páginas com tinta clara
L0048
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1875-1877

Uma folha rasgada, livro em bom estado
L0049
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1864-1869

Algumas folhas danificadas, manchas de água e outras com tintas clara
L0050
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1828-1830

Primeiras e ultimas folhas furadas
L0051
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1865-1868

Algumas páginas bastante claras
L0052
S. Mateus (Jucás)
Óbito
Óbt. 1862-1867

Várias páginas danificadas
L0053
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1870-1877

Algumas folhas soltas e outras danificadas
L0054
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1837-1839

Livro em bom estado
L0055
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1808-1810

Páginas com várias perfurações
L0056
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1833-1837

Páginas perfuradas, manchadas e algumas com tinta clara
L0057
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1821-1832

Algumas folhas com tinta claras
L0058
S. Mateus (Jucás)
Matrimônio
Mat. 1862-1874

Algumas folhas com tinta claras
L0059
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1875-1885

Algumas páginas danificadas e remendadas com fita adesiva
L0060
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1862-1863

Livro em bom estado
L0061
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1850-1856

Várias páginas danificadas
L0062
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1868-1881

Primeiras e últimas páginas danificadas e remendadas
L0063
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1854 - 1864

Folhas frágeis
L0064
S. Mateus (Jucás)
Matrimônio
Mat. 1819-1851

Páginas danificadas e soltas
L0065
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1827-1828

Páginas perfuradas e algumas com tinta clara
L0066
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1844-1852

Primeiras e últimas páginas danificadas
L0067
S. Mateus (Jucás)
Batizado
Bat. 1840-1844

Algumas páginas danificadas
L0070
Arneiroz
Batizado
Bat. 1791-1795

Livro em bom estado
L0071
Arneiroz
Batizado
Bat. 1802-1813

Poucas páginas com tinta clara
L0072
Arneiroz
Óbito
Óbt. 1781-1856

Algumas páginas danificadas e outras com tinta clara
L0073
Arneiroz
Batizado
Bat. 1818-1832

Poucas páginas com tinta clara
L0074
Arneiroz
Batizado
Bat. 1838-1839

Livro em bom estado
L0075
Arneiroz
Batizado
Bat. 1801-1810

Algumas páginas com folhas escurecidas
L0076
Arneiroz
Matrimônio
Mat. 1786-1801

Algumas páginas soltas e várias com marca d`água
L0077
Arneiroz
Matrimônio
Mat. 1801-1835

Várias páginas com tinta clara
L0078
Arneiroz
Batizado
Bat. 1797-1798

Livro em bom estado
L0079
Arneiroz
Batizado
Bat. 1843-1865

Capa solta
L0080
Arneiroz
Óbito
Óbt. 1838-1852

Livro em bom estado
L0081
Arneiroz
Óbito
Óbt. 1810-1817

Livro muito danificado
L0082
Arneiroz
Matrimônio
Mat. 1838-1848

Algumas páginas danificadas e outras escurecidas
L0083
Arneiroz
Batizado
Bat. 1850-1856

Algumas páginas claras e remendadas com adesivo
L0084
Arneiroz
Batizado
Bat. 1839-1842

Algumas páginas com tinta clara e outras com folhas soltas
L0085
Arneiroz
Batizado
Bat. 1933-1943

Livro em bom estado
L0087
Arneiroz
Batizado
Bat. 1771-1793

Algumas páginas com tinta claraa e outras escuras
L0088
Arneiroz
Batizado
Bat. 1815-1818

Várias páginas claras e algumas soltas
L0089
Arneiroz
Batizado
Bat. 1795-1797

Agumas páginas com tinta escura
L0090
Arneiroz
Óbito
Óbt. 1833-1860

Todas as páginas soltas e poucas com tinta clara
L0091
Arneiroz
Matrimônio
Mat. 1861-1907

Várias páginas soltas e algumas com tinta clara
L0092
Arneiroz
Batizado
Bat. 1864-1869

Várias páginas soltas e algumas com tinta clara
L0093
Iguatu
Óbito
Óbt. 1855-1857

Várias páginas soltas e algumas com tinta clara
L0094
Iguatu
Matrimônio
Mat. 1855-1861

Páginas frageis, remendadas com fita adesiva,algumas com tinta clara e outras soltas
L0095
Iguatu
Batizado
Bat. 1877-1881

Páginas soltas e danificadas
L0096
Iguatu
Batizado
Bat. 1851-1853

Folhas danificadas
L0097
Iguatu
Acerto de Contas
Acer.C 1884-1893

Folhas soltas e danificadas
L0098
Iguatu
Livro de tombo
Liv.T 1845-1853

Folhas frágeis
L0099
Iguatu
Óbito
Óbt. 1833-1854

Algumas páginas danificadas
L0100
Iguatu
Óbito
Óbt. 1870-1873

Algumas páginas com tinta clara
L0101
Iguatu
Batizado
Bat. 1867-1868

Algumas páginas com tinta clara
L0102
Iguatu
Matrimônio
Mat. 1835-1854

Algumas soltas e outras frágeis
L0103
Iguatu
Matrimônio
Mat. 1864-1868

Primeiras páginas com tinta clara e folhas danificadas
L0104
Iguatu
Óbito
Óbt. 1889-1894

Capa solta
L0105
Iguatu
Batizado
Bat.1871-1872

Folhas soltas e algumas páginas com tinta clara
L0106
Iguatu
Batizado
Bat. 1835-1842

Poucas páginas soltas e algumas danificadas
L0107
Iguatu
Batizado
Bat. 1857-1859

Páginas soltas, fragéis, danificadas e algumas com tinta clara
L0116
Iguatu
Batizado
Bat. 1852-1856

Várias páginas claras e algumas danificadas
L0117
Iguatu
Batizado
Bat. 1856-1863

Últimas folhas danificadas
L0118
Iguatu
Batizado
Bat. 1865-1867

Páginas frágeis, remendadas com fita adesiva
L0119
Iguatu
Batizado
Bat. 1898-1901

Algumas folhas soltas
L0120
Iguatu
Batizado
Bat. 1896-1897

Folhas soltas e tinta clara
L0121
Iguatu
Batizado
Bat. 1890-1892

Algumas folhas soltas e fragéis e outras com tinta clara
L0123
Iguatu
Livro de Crisma
Liv. C 1903

Folhas soltas e algumas danificadas
L0124
Iguatu
Frag. Livro Óbitos
Óbt. 1861-1865

Folhas soltas e frágeis
L0125
Iguatu
Frag. Livro Óbitos
Óbt. 1850-1876

Folhas soltas ,frágeis e bastante manchadas
L0126
Iguatu
Frag. Livro Óbitos
Óbt. 18551867

Folhas soltas e danificadas
L0127
Iguatu
Frag. Livro de Matrimônio
Mat. 1861-1864

Folhas soltas e frágeis
L0128
Iguatu
Frag. Livro Óbitos
Óbt. 1878-1884

Folhas soltas, fragéis, danificadas e algumas com tinta clara
L0129
Iguatu
Óbito
Óbt. 1876-1877

Livro em bom estado
L0130
Iguatu
Batizado
Bat. 1897-1898

Algumas folhas soltas, danificadas e outras com tinta clara
L0131
Iguatu
Batizado
Bat. 1875-1877

Folhas soltas e várias com tinta clara
L0132
Iguatu
Óbito
Óbt. 1894-1898

Algumas páginas com tinta clara
L0133
Iguatu
Matrimônio
Mat. 1869-1873

Folhas soltas, fragéis, danificadas e algumas com tinta clara
L0134
Iguatu
Matrimônio
Mat. 1889-1903

Folhas soltas, frágeis e algumas e danificadas
L0135
Iguatu
Matrimônio
Mat. 1882-1889

Folhas soltas, frágeis, danificadas e com tinta clara
L0136
Iguatu
Batizado
Bat. 1881-1884

Folhas soltas, frágeis, danificadas e com tinta clara
L0137
Solonópole
Batizado/Óbito
Bat./Óbt. 1857-1858

Algumas folhas com tinta clara
L0138
Solonópole
Batizado
Bat.1871-1872

Livro dem bom estado
L0139
Solonópole
Batizado/Óbito
Bat./Óbt. 1830-1858

Folhas e capa soltas, várias páginas com tintas clara e outras danificadas
L0140
Solonópole
Batizado
Bat. 1894-1898

Algumas folhas soltas, danificadas e outras com tinta clara
L0141
Solonópole
Batizado
Bat. 1893-1901

Algumas folhas soltas e outras com tinta clara
L0142
Solonópole
Batizado
Bat.1888-1893

Folhas frágeis, algmas com tinta clara e soltas
L0143
Solonópole
Batizado/Matrimônio
Bat./Mat. 1873-1881

Folhas soltas, frágeis , danificadas e algumas com tinta clara
L0144
Pedra Branca
Matrimônio
Mat. 1875-1888

Livro em bom estado
L0145
Pedra Branca
Batizado
Bat. 1877-1882

Primeiras páginas com tinta clara
L0146
Pedra Branca
Matrimônio
Mat. 1877-1878

Livro em bom estado
L0147
Pedra Branca
Batizado
Bat. 1886-1888

Algumas fohas soltas
L0148
Pedra Branca
Batizado
Bat. 1882-1886

Primeiras páginas soltas
L0149
Pedra Branca
Óbito
Óbt. 1875-1889

Livro em bom estado
L0150
Pedra Branca
Batismo
Bat. 1896-1900

Primeiras páginas danificadas
L0151
Pedra Branca
Matrimônio
Mat. 1891-1903

Livro em bom estado
L0152
Pedra Branca
Batizado
Bat.1871-1872

Primeiras páginas soltas e outras com tinta clara
L0153
Pedra Branca
Batizado
Bat. 1874-1876

Páginas com tinta clara
L0154
Pedra Branca
Batizado
Bat. 1888-1896

Folhas fragéis e algumas folhas soltas
L0155
Pedra Branca
Batizado
Bat. 1874-1875

Livro em bom estado
L0156
Mombaça
Batizado
Bat. 1853-1856

Livro em bom estado
L0157
Pedra Branca
Matrimônio
Mat. 1874-1875

Livro em bom estado
L0158
Mombaça
Batizado
Bat. 1863-1866

Folhas danificadas e frágeis
L0159
Mombaça
Batizado
Bat. 1861-1864

Folhas frageis e algumas páginas danificadas
L0160
Mombaça
Óbito
Óbt. 1841-1866                   

Borda danificada e algumas folhas com tinta escura
L0161
Mombaça
Óbito
Óbt. 1899-1903

Várias páginas perfuradas
L0162
Mombaça
Batizado
Bat. 1859-1861

Livro em bom estado
L0163
Mombaça
Batizado
Bat. 1857-1868

Livro em bom estado
L0165
Mombaça
Matrimônio
Mat. 1854 -1856

Algumas folhas soltas e outras fragéis
L0166
Mombaça
Matrimônio
Mat. 1870-1876

Algumas páginas com tinta clara


Algumas páginas com tinta clara



DIOCESE DO QUIXADÁ:

VILA NOVA REAL DO CAMPO MAIOR DE SANTO ANTONIO DE PÁDUA DO QUIXERAMOBIM (Ybú)

L01                        Barra do Sitiá             Batizado                                Bat./Mat. 1756-1802
L02                        Quixeramobim            Batizado                                Bat./Mat. 1755-1777
L03                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1777-1780
L04                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1786-1799
L05                        Barra do Sitiá              Batizado                                Bat. 1791-1808
L06                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1800-1806
L07                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1806-1810
L08                        Quixeramobim            Batizado                                Bat.1808-1816
L09                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1816-1820
L10                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1820-1827
L11                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1827-1832
L12                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1832-1834
L13                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1834-1838
L14                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1838-1842
L15                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1842-1895
L16                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1841-1848
L17                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1848-1852
L18                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1856-1857
L19                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1857-1861
L21                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1862-1865
L22                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1865-1866
L23                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1866-1869
L30                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1893-1896
L31                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1896-1899
L32                        Quixeramobim            Batizado                                Bat. 1899-1900

MATRIMÔNIOS

L01                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1755-1800
L02                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1800-1818
L03                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1818-1831
L04                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1831-1843
L05                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1844-1859
L06                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1859-1865
L07                        Quixeramobim            Matrimônio                             Mat. 1863-1871
L08                        Quixeramobim            Matrimônio                              Mat. 1871-1884
L09                        Quixeramobim            Matrimônio                              Mat. 1884-1895
L10                        Quixeramobim            Matrimônio                              Mat. 1895-1902



ÓBITOS

L01                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts.1755-1811
L02                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts. 1812-1838
L03                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts. 1838-1858
L04                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts. 1859-1869
L05                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts. 1869-1878
L06                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts. 1872-1883
L07                        Quixeramobim            Óbitos                                       Obts. 1878-1900

4 comentários:

Charden disse...

Obrigado pelas informações Clovis! estava frustado por não ter os livros de Iguatu e Icó no FS, e navegando exaustivamente por dias tentando avançar na minha arvore achei uma menção a seu blog pelo blog gallaeciacores informando o trabalho realizado! agradeço muito!

Charden disse...

... Enquanto nós recuperamos à duras penas as fontes primárias, finórios compulsivos levam-nas para além-mar. Material de capital importância imprescindível para recompormos o povoamento e as correntes migratórias do Ceará no século XVIII e começo do Séc. XIX.

Exemplo desta nossa assertiva foi o “sumiço” dos livros de assentos de Lavras da Mangabeira do início do Séc. XIX.

E, para perplexidade de muitos, o bandido ainda recebe loas, comendas e medalhas de um povo agachado, subalterno e subserviente....


O que exatamente aconteceu Clóvis? Fiquei curioso rs

Morrow disse...

Boa tarde, os registros citados acima de Quixeramobim, são diferentes dos escaneamentos que se encontram no Familysearch? Pois algumas páginas estão num estado tão precária que impossibilita a leitura.

Clovis Messias Ferreira da Cruz Ribeiro de Campos Lobo disse...

Positivo. Imagens com nitidez decuplicadas se comparadas ao Family Search. Fomos tal-qualmente os pioneiros na digitalização deste acervo (fevereiro a julho de 2006), bem antes do Family Search.